quinta-feira, 18 de julho de 2013

MAIS AMOR, POR FAVOR!


Vivemos em uma época na qual fomos ensinados que "ter opinião" é fundamental. Concordo plenamente. Porém, deveríamos ter sido educados para, também, respeitar a opinião de todos.

Poderia citar aqui diversos exemplos de situações que me pareceram estranhas. Mas por quê estranhas? Porque vieram de pessoas com uma opinião firme, baseadas na ciência e em pesquisas científicas. Novamente repito a pergunta que tenho certeza que os leitores estão se fazendo: se essas pessoas se baseiam em algo comprovado cientificamente, porque é estranho? Porque são vindas de pessoas que deveriam ter o bom-senso de também respeitar quem pensa diferente. Vou explicar melhor.

Outro dia estava vendo um blog e a autora postou a campanha do Mc Dia Feliz, com certeza a fim de difundir uma causa que ela considera justa e nobre. Várias pessoas elogiaram essa iniciativa, mas outras várias pessoas postaram comentários ofensivos, repreendendo-a do post. Alegavam que o Mac Donald's é extremamente prejudicial à saúde, que engorda, que explora os funcionários, etecétera e tal. Uma menina em específico postou um comentário bem parecido, dizendo-se indignada de como uma pessoa pode comer carne, que vem de um animal que sofre no abatedouro, etc.

Nesse ponto parei de ler o post, fechei o navegador e fui para a cama. Minha intenção era dormir, mas fiquei refletindo. Confesso que por alguns segundos me senti um monstro, porque eu confesso em alto e bom som que eu sou super fã dos lanches nada saudáveis do Mac Donald's e que eu adoro ir em churrascarias e pedir aquela picanha bem mal-passada e com uma gordurinha na beirada. Se eu falasse isso para a colega vegetariana e contra Mac-donalds do comentário, ela me tacharia de insolente e de insensível com os animais. Mas peraí! Eu concordo plenamente que as redes de fast-food são totalmente ofensivas para a saúde, mas eu não como lanche todos os dias, nem todas as semanas. Minha alimentação é parcialmente baseada em grãos integrais, sem gordura, sem muito açúcar; não tomo refrigerante há mais de dois anos, não bebo (porque não gosto do sabor), nunca fumei, mas SIM!, eu como de vez em quando um lanchinho de fast foood (e confesso sem nenhuma vergonha que o Mac é o meu preferido). Ganho o meu dinheiro (suado, por sinal) e acredito que eu tenho TODA a liberdade de comer a comida que eu quiser sem ter que receber lição de moral de ninguém. E é nesse ponto que eu queria chegar. Tenho muitas amigas vegetarianas, sendo uma adepta ao veganismo, mas nenhuma delas me censura quando me vêem com uma carne gorda e suculenta no prato. E isso porque elas me RESPEITAM!

Citei o exemplo da comida, mas poderia ser sobre qualquer outro assunto. Respeito deve ser usado para todos os assuntos que nos rodeiam. Tolerância às escolhas e às diferenças de opiniões também. Sou católica, mas porque não posso ser amiga de uma pessoa espírita, evangélica, judia ou adepta da umbanda, por exemplo? Sou branca, mas porque não posso me relacionar com pessoas de origem africana ou asiática? Sou heterossexual, mas porque não posso conversar e dar boas gargalhadas com amigos homossexuais? Tudo é uma questão de respeito: eu te respeito do jeito que você é, com a religião da qual você é adepto, independentemente da sua cor de pele, da sua inclinação política, da sua opção sexual ou do time de futebol que você torça. Isso, no meu ponto de vista, são detalhes tão efêmeros e tão pequenos em um ser humano, quando comparados ao caráter ou à moral. 
Me peguei pensando aquele dia, deitada na cama, se eu entrasse em um site de um refrigerante e começasse a censurar quem bebe esse tipo de bebida. Poxa, a escolha de não beber refri foi minha, exclusivamente minha, ninguém tem nada a ver com isso! Quem sou eu para querer dar lição de moral em quem ama comer uma coxinha, só porque eu não gosto de fritura? Ou então, no caso do meu amor pelos livros... como eu poderia censurar uma pessoa por ela não gostar de ler? São opiniões e escolhas tão pessoais que eu realmente não entendo porque as pessoas se engalfinham por tão pouca coisa.

Muito me entristece ver pessoas tão bem esclarecidas, com uma educação escolar de primeira, serem tão moralistas e se acharem tão inteligentes ao ponto de se acharem no direito de dar lição de moral nos outros. Para mim, ser inteligente é conseguir ver o outro lado da moeda, é compreender um ângulo diferente. Ser inteligente é ter a humildade de aceitar que nem sempre a sua opinião é a melhor e que o seu modo de pensar não é o único. Se todas as pessoas fossem realmente INTELIGENTES, não haveria discriminação, bullying, preconceitos, nem brigas entre torcidas, entre partidários políticos diferentes e por aí vai.
Por isso, mais amor, mais respeito... é o que eu realmente desejo para a geração dos nossos filhos e netos que estão por vir!

Ps: Crédito da imagem: https://www.facebook.com/amornocuore

IsadoraTF

6 comentários:

  1. Isa é justamente isso que o mundo precisa: TOLERÂNCIA! Nós já nascemos diferentes! Ou aprendemos a respeitar isso ou ficamos com implicâncias tolas que não levam a lugar algum.
    Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post. Acho que é por ai mesmo. Parabens.

    Marcela Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Minha nora está cada vez mais muito inspirada na hora de escrever textos; parabéns, muito interessante este texto....beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários pessoais! Um bjo à todas, com muito carinho! Isa

    ResponderExcluir
  5. Tem td razão mais amor e respeito já ..
    Meio atrasado mais ta valendo .. Kk

    ResponderExcluir