sábado, 5 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA


Outubro é um mês mundialmente conhecido pelo trabalho de prevenção e combate ao câncer de mama. Como acontece com todas as doenças, quanto antes for o diagnóstico, tanto maior será a chance de cura. Não vou nem falar da importância dos exames ginecológicos periódicos, porque isso toda mulher tem que saber – e fazer – mas como a maioria de nós os realiza de ano em ano, o auto-exame da mama é um grande aliado para acompanharmos com maior frequência a saúde dos nossos seios.


Ciente da importância desse gesto tão simples, mas que pode até salvar nossa vida, o Ser Mulher é Profissão listou para vocês alguns sinais que representam um alerta para sua saúde quanto ao câncer de mama. São eles:

  • Secreção no mamilo;
  • Pele com aspecto enrugado;
  • Alterações no formato, como abaulamentos e depressões;
  • Aumento de tamanho da mama;
  • Caroço na mama e também nas axilas, com ou sem dor.



O período mais adequado para a realização do autoexame é lá pelo 7º dia após o início da menstruação. Fique atenta e não ignore a importância desse exame, pois cerca de 90% dos casos de câncer de mama são detectados pelas próprias mulheres e, é claro, na ocorrência de qualquer um dos sintomas ou outras anormalidades, procure um médico imediatamente.

2 comentários: