terça-feira, 24 de setembro de 2013

RESENHA DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS


Eu não sei se já comentei alguma vez aqui no blog, mas George Orwell é o meu autor favorito. Então, esta resenha será meio "mamão com açúcar" de fazer. Para começar, A Revolução dos Bichos foi o primeiro livro dele que eu li. E já adianto que foi amor à primeira vista.
Tudo começou quando eu recebi por e-mail, de uma amiga, uma lista com os "100 livros que todos os amantes de literatura têm que ler antes de morrer". Meio clichê esta lista, eu admito, mas a minha curiosidade foi maior. Assim que eu abri o pdf, eu vi, liderando o ranking, A revolução dos bichos. Claro que como uma pessoa não normal que eu sou, esse título ficou dias a fio martelando na minha cabeça. E eis que uma semana mais tarde, eu recebi no meu e-mail uma oferta da Livraria Saraiva, na qual este mesmo livro estava com um preço absurdamente bom. Não deu outra, comprei imediatamente aquele que viria a ser o primeiro de toda uma coleção deste amado autor (sim, eu babo ovo pelo George!!!).
Mas vamos ao que interessa! A Revolução dos Bichos conta a história de uma rebelião dos animais da Granja do Solar contra os seus donos. Eles conseguem tomar posse da fazenda e têm como objetivo instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". Passado um tempo de paz e calmaria, alguns bichos, em particular os porcos (que eram os mais inteligentes), começam a usufruir de privilégios, restituindo aos poucos um regime de opressão. Os animais que não concordam com o novo sistema, são silenciados sob tortura ou sentenciados à morte.
O que pode parecer, à primeira vista, uma crônica infantil com uma moral no final, torna-se muito maior, quando pensamos que este livro foi escrito durante a Guerra Fria como arma anticomunista (e como protesto ao totalitarismo soviético), transcendendo aos marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou.

Juro que eu queria entender porque este livro NUNCA foi obrigatório nas escolas e universidades. Claro que ele tem um recado para os adultos (acima mencionado), mas eu acredito que para as crianças também. É possível, através deste livro, discutir questões de igualdade entre as pessoas e trabalhar em cima de respeito ao próximo. Mesmo escrito há tantos anos, A Revolução dos Bichos é extremamente atual. Uma notícia boa? Ele é curtíssimo (só possui 152 páginas, considerando o posfácio que é enorme). Então, não tem desculpas para não ler! (rsrs)
História: 5/5
Preço: 5/5
Tradução: 5/5.
Revisão: 5/5
Capa: 4/5
Conclusão: Super, ultra, mega Indicado! Leiam, leiam, leiam!!! :D
IsadoraTF

Um comentário:

  1. Mais legal desse livro é que é possível comparar com política / sociedade atual facilmente, muito bom mesmo, e leitura bem rápida.

    ResponderExcluir